Sexta-feira, 24 de Abril de 2009

UM DEBATE ACTUAL E NECESSÁRIO

 

O fenómeno das migrações atravessa a história da Humanidade, tendo ganho porém uma preponderância acrescida ao longo das últimas décadas. Daí que se assuma como um dos vectores fundamentais que moldam as sociedades modernas, em cujas dimensões política, económica, social e cultural se reflectem novas influências, por vezes contrastantes.


Esta realidade traz consigo enormes desafios e oportunidades, que tanto se colocam aos países de acolhimento como aos de origem. Devemos ser capazes de construir as políticas mais adequadas com vista a responder a esses desafios e a aproveitar essas oportunidades.


Portugal é hoje um país privilegiado no que toca a experiências e conhecimento nesta matéria. Com uma comunidade emigrante espalhada pelo Mundo, conheceu recentemente a outra face da mesma realidade, a de país de destino de outras gentes que procuram melhores horizontes de vida para si e para as suas famílias.


Ao celebrarmos este ano os 35 anos do 25 de Abril, podemos seguramente orgulharmo-nos da forma tolerante, solidária e inclusiva como a nossa democracia soube adaptar-se e responder às interpelações resultantes da Imigração.


Um dos aspectos centrais consiste na integração dos trabalhadores imigrantes nos mercados de trabalho. A questão tem sido alvo da atenção da OCDE que, em 2007, publicou um relatório muito positivo sobre o nosso país, sublinhando a adequação e a propriedade das medidas de política desenvolvidas neste domínio.


A presente crise económica que atravessamos, de evolução incerta e desfecho imprevisível, exige uma vigilância acrescida dadas as pressões que transmite à sociedade e, em especial, sobre os imigrantes enquanto grupo potencialmente vulnerável. Logo, a reflexão e debate sobre o tema coloca-se ainda com maior acuidade.


Neste contexto, a OCDE irá organizar um Fórum de Alto Nível com o objectivo de discutir estas questões, que terá lugar no final do próximo mês de Junho, em Paris. Trata-se aliás da primeira reunião ministerial da OCDE em matéria de migrações, não obstante o extenso trabalho já desenvolvido sobre o tema.


Quero pois saudar a Fundação AMI por mais uma iniciativa oportuna e relevante, a qual irá ampliar de forma ainda mais significativa o contributo que tem dado à sociedade portuguesa, ao mesmo tempo que se inscreve na sua vocação humanista e universal. Desejo sobretudo o maior êxito para os trabalhos.

 

 

 

Eduardo Ferro Rodrigues
Representante Permanente de Portugal junto da OCDE
 

 

publicado por Ouvir para Integrar às 12:45
link do post | comentar | favorito
AMI - 25 Anos
Por uma Acção Humanitária Global

Sobre o Blogue

Este não é o blogue da AMI. É o blogue da Fatu, do Orlando, da Antónia, do Abdulai, da Rita, do Paulo, do Henrique, do Philip, da Maria, da Diana, da Fátima, e de todos os que participam no trabalho desenvolvido pela AMI, dando o seu contributo para a construção de um futuro diferente, melhor e mais justo. São voluntários, trabalhadores locais, funcionários, Amigos, que contribuem e acreditam neste sonho que se mantém há 25 anos… É deles este blogue, porque a AMI é feita de pessoas, de acções e de histórias. E se acredita que um mundo melhor é possível, este blogue também é seu…

Frase da Semana

“Somos todos uma nação, e não podemos resolver problemas se não nos virmos assim: uma nação com muitas culturas. Quando começarmos a pensar dessa forma, entramos no que chamo o verdadeiro princípio da história.”
Amin Maalouf

FOTO DA SEMANA



Actuação do Grupo Finka-Pé (Associação Moinho da Juventude) no Fórum Internacional "Encontro de Culturas - Ouvir para Integrar"
Autor: Isabel Nobre

pesquisar

Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

A AMI financia de emergên...

AMI - Exemplo de boas prá...

Imigração: Esforço para i...

AGENDA

REVISTA DE IMPRENSA

Ouvir para Integrar

ANIMAÇÕES CULTURAIS MAIS ...

RESULTADO DO CONCURSO DE ...

Um País de encruzilhada d...

GOSTARIA DE CONHECER MELH...

arquivos

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

links

subscrever feeds