Quarta-feira, 1 de Julho de 2009

Imigração: Esforço para integrar deve ser mantido

 


A OCDE recomendou hoje a manutenção de esforços de integração dos trabalhadores estrangeiros apesar da crise económica, que deverá causar a primeira grande quebra na chegada de imigrantes aos países membros desde os anos 1980.


«Atrasar ou reduzir as medidas de integração em período de retrocesso da conjuntura económica pode ter consequências negativas a longo prazo na integração dos imigrantes e na coesão social», destaca a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico num novo relatório.

 

Perante esse cenário, a OCDE recomenda aos governos dos países membros que mantenham os programas de integração, redobrem os esforços contra a discriminação e velem para que as medidas para redução do desemprego beneficiem os novos trabalhadores, incluindo os imigrantes.

 

«A igualdade de oportunidades não é um princípio que se possa aplicar só em períodos de prosperidade», advertiu o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, na apresentação do relatório «Perspectivas das Migrações Internacionais».

 

Segundo o documento, os trabalhadores migrantes são os mais afectados pela deterioração das condições do mercado de trabalho, já que são dos primeiros a perder os empregos.

 

Saiba mais

 

Terça-feira, 30 de Junho de 2009

Diário Digital

 

publicado por Ouvir para Integrar às 10:14
link do post | comentar | favorito
AMI - 25 Anos
Por uma Acção Humanitária Global

Sobre o Blogue

Este não é o blogue da AMI. É o blogue da Fatu, do Orlando, da Antónia, do Abdulai, da Rita, do Paulo, do Henrique, do Philip, da Maria, da Diana, da Fátima, e de todos os que participam no trabalho desenvolvido pela AMI, dando o seu contributo para a construção de um futuro diferente, melhor e mais justo. São voluntários, trabalhadores locais, funcionários, Amigos, que contribuem e acreditam neste sonho que se mantém há 25 anos… É deles este blogue, porque a AMI é feita de pessoas, de acções e de histórias. E se acredita que um mundo melhor é possível, este blogue também é seu…

Frase da Semana

“Somos todos uma nação, e não podemos resolver problemas se não nos virmos assim: uma nação com muitas culturas. Quando começarmos a pensar dessa forma, entramos no que chamo o verdadeiro princípio da história.”
Amin Maalouf

FOTO DA SEMANA



Actuação do Grupo Finka-Pé (Associação Moinho da Juventude) no Fórum Internacional "Encontro de Culturas - Ouvir para Integrar"
Autor: Isabel Nobre

pesquisar

Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

A AMI financia de emergên...

AMI - Exemplo de boas prá...

Imigração: Esforço para i...

AGENDA

REVISTA DE IMPRENSA

Ouvir para Integrar

ANIMAÇÕES CULTURAIS MAIS ...

RESULTADO DO CONCURSO DE ...

Um País de encruzilhada d...

GOSTARIA DE CONHECER MELH...

arquivos

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

links

subscrever feeds