Segunda-feira, 9 de Março de 2009

Encontro de Culturas – Ouvir para Integrar

 

 

Entendeu a Fundação AMI, em parceria com a Fundação Academia Europea de Yuste de Espanha, organizar de 21 a 24 de Maio deste ano em Lisboa, nas instalações amavelmente cedidas pelo ISCTE, o primeiro “Encontro de Culturas – Ouvir para Integrar”.
Este encontro, que se realizará, pela primeira vez, em Portugal (Lisboa), repetir-se-á periodicamente e alternadamente em Espanha e Portugal.
Mais do que nunca, impõem-se estes encontros, como as duas Fundações estão convictamente crentes, se pretendermos construir um mundo de concórdia e de entendimento, só possível com a edificação de múltiplas pontes de diálogo entre as diferentes culturas e religiões existentes no nosso planeta e, porque não um dia, no nosso universo.
É chegado o momento de, com uma determinação isenta de qualquer dúvida ou tibieza, pugnarmos para a Paz e concórdia mundiais: tal só será possível ser alcançado se não ostracizarmos ou diabolizarmos o “outro”, visto como “terrorista”, porque também nosso irmão.
Para isso, é urgente criar-se e aprofundar-se uma genuína Cultura do Diálogo a fim de que sejam enterradas, de uma vez por todas, as negativas, nefastas e conflituosas teorias dos “choques de civilizações e de religiões”.
Estou absolutamente convicto que é da nossa inter-relação pacífica e permanente que nascerá o novo paradigma humano que tanto ansiamos: mais tolerante, mais ecuménico, menos xenófobo, menos violento e menos indiferente perante o outro. Ouvir para melhor nos integrarmos mas não nos homogeneizarmos! Não vejo oposição entre multiculturalidade e interculturalidade!
“Comuniquemos, conversemos, dialoguemos, criemos pontes, interessemo-nos pelo outro, e não apenas por nós próprios e seremos então seres humanos muito mais valiosos.”
Eis a chave de ouro para o nosso futuro colectivo. É essa chave que procuraremos encontrar ou ajudar a fazer com os Fora Internacionais “Encontro de Culturas – Ouvir para Integrar” que agora começam em Lisboa e que se pretende continuem alternadamente em Espanha e em Portugal para os anos vindouros.
A esse respeito, Portugal, primeiro, e Espanha, a seguir, ao terem estado na implementação da verdadeira Globalização, e sendo dois países com enraizadas emigrações e imigrações, reúnem todos os requisitos para darem um contributo positivo na procura ou na elaboração dessa chave de ouro de que tanto carece a sociedade contemporânea.
Sejam bem-vindos ao Fórum. Obrigado e bem hajam. 
 
Fernando de La Vieter Ribeiro Nobre
Presidente e Fundador da AMI

 

publicado por Ouvir para Integrar às 09:12
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De madalena vaz a 26 de Março de 2009 às 17:50
Vivo em Espanha, sou Psicologa social, gostaria de saber se ha como trabalhar convosco. Falo espanhol corrente, frances ,portugues e ingles. Saludos Madalena
De Ouvir para Integrar a 30 de Março de 2009 às 15:45
Cara Madalena,

para mais informações sobre como colaborar com a AMI, consulte, por favor, a rubrica "voluntariado" em www.ami.org.pt .

Esperamos encontrá-la em Lisboa, em Maio no Fórum Internacional "Encontro de Culturas - Ouvir para Integrar".

Comentar post

AMI - 25 Anos
Por uma Acção Humanitária Global

Sobre o Blogue

Este não é o blogue da AMI. É o blogue da Fatu, do Orlando, da Antónia, do Abdulai, da Rita, do Paulo, do Henrique, do Philip, da Maria, da Diana, da Fátima, e de todos os que participam no trabalho desenvolvido pela AMI, dando o seu contributo para a construção de um futuro diferente, melhor e mais justo. São voluntários, trabalhadores locais, funcionários, Amigos, que contribuem e acreditam neste sonho que se mantém há 25 anos… É deles este blogue, porque a AMI é feita de pessoas, de acções e de histórias. E se acredita que um mundo melhor é possível, este blogue também é seu…

Frase da Semana

“Somos todos uma nação, e não podemos resolver problemas se não nos virmos assim: uma nação com muitas culturas. Quando começarmos a pensar dessa forma, entramos no que chamo o verdadeiro princípio da história.”
Amin Maalouf

FOTO DA SEMANA



Actuação do Grupo Finka-Pé (Associação Moinho da Juventude) no Fórum Internacional "Encontro de Culturas - Ouvir para Integrar"
Autor: Isabel Nobre

pesquisar

Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

A AMI financia de emergên...

AMI - Exemplo de boas prá...

Imigração: Esforço para i...

AGENDA

REVISTA DE IMPRENSA

Ouvir para Integrar

ANIMAÇÕES CULTURAIS MAIS ...

RESULTADO DO CONCURSO DE ...

Um País de encruzilhada d...

GOSTARIA DE CONHECER MELH...

arquivos

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

links

subscrever feeds